quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Cuidado com os sinais

Quando você vê uma foto de uma pessoa de óculos de grau, a primeira impressão que você tem é: ela deve ser inteligente. Quando vê uma pessoa muito forte, a primeira impressão que você tem é: ele deve ser muito vaidoso e se preocupar muito com a aparência física.

Isso que você faz é um juízo de valor. A menina pode não ser tão inteligente assim, mas usa óculos porque desde pequena tem problemas de vista. O rapaz pode não ser vaidoso, mas é lutador de MMA e precisa manter o corpo em forma e se dedicar. É a profissão dele que está exigindo isso.

Nesse caso, o óculos e o corpo forte foram maus sinalizadores. Como você não conhece a história de vida deles, você se utilizou de formas de identificar características pontuais que pudessem revelar essa história.

E todas as pessoas são avaliadas , frequentemente, baseadas em sinalizadores:

Exemplo: Emprego.

- Faculdade de boa qualidade: A pessoa tem um ensino de boa qualidade e investiu nisso.
-CR(para estágios), ou histórico escolar(para mestrados, doutorados): CR alto indica bom aproveitamento acadêmico. Pessoa estudiosa. Bom profissional.
-Provas (online para trainee, OAB, ANPEC): Avalia capacidade de ser bom profissional. Tem os conhecimentos necessários.
-TOEFL, CAMBRIDGE, DELE... (e outros certificados de língua): Prova de que sabe a língua estrangeira de fato.
-Fez Pós-graduação, MBA na área: De fato esta é a área de interesse da pessoa. O perfil está correto.
-Mestrado e Doutorado: Preocupação com o desenvolvimento intelectual e atualização.

Alguns desses sinalizadores, (assim como no caso do óculos), são faceis de serem rebatidos:
- A faculdade pode ser de boa qualidade, mas a pessoa pode dormir na sala de aula e a preocupação de investir nos estudos vir apenas dos pais. Ao mesmo tempo que outra pessoa dá muita importância aos estudos, vai em todas as aulas, assiste, faz resumo, mas simplesmente não tem dinheiro para bancar uma faculdade melhor.
-CR e histórico escolar indicam de fato bom aproveitamento acadêmico escolar. (Embora a pessoa possa ser um bom aluno, mas ter sido afetada por fatores externos: problemas familiares, prioridade de aprender na prática -estágio-...). Mas de qualquer maneira, não revela um bom profissional. Para um bom estudante se tornar um bom profissional, algumas características são essenciais: bom relacionamento interpessoal, capacidade de comunicação, pontualidade, capacidade de negociação, curiosidade...
Além disso, no caso do C.R. existe um problema a mais: Uma faculdade pode ser muito rigorosa e outra faculdade pode ser muito fácil nas provas. Se este for o caso, um C.R alto pode não identificar quantidade de estudo. Muitas vezes o aluno de CR 6,0 pode ter estudado e aprendido muito mais do que um aluno de C.R. 8,0. Assim, acredito que C.R. só deveria ser usado como critério para classificação de estudantes de uma mesma faculdade.

Outros sinalizadores me parecem mais confiáveis:
-TOEFL, CAMBRIDGE,DELE: Mas é claro que sempre pode acontecer de uma pessoa boa se dar mal naquele dia por motivos externos.
-MBA,Pós, mestrado e doutorado: Acredito que para a maioria das pessoas, trabalhar seja menos custoso que estudar, principalmente se não se pode fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Sendo assim, se a pessoa está tendo a preocupação contínua de se dedicar ao estudo, de se aprimorar,duas coisas ficam claras: Ela gosta da profissão dela, ela tem uma preocupação de crescer na vida.

Esses sinalizadores são utilizados para realizar um juízo de valor positivo seu. Todos eles. Os mais e os menos evidentes. E isso vale para área privada e pública. Na pública, ter especialização, anos de trabalho, mestrado e doutorado, contos pontos na classificação, e/ou um aumento no salário.

Por isso, fique de olho na sinalização que você deseja passar e até quanto vale a pena ter o retorno de um sinalizador positivo, diante do custo que você tem que arcar para obtê-lo.








2 comentários:

  1. Quando você falou o aspecto do CR e do desempenho em função do histórico escolar do aluno, cabe também citar que, em alguns casos, boa parte do bom desempenho das notas se dá em função de cola durante as provas, e fica muito difícil medir ou identificar esse efeito dentro da evolução do histórico escolar do indivíduo.

    Mas sinceramente, acho que todos os indicadores colocados por você são válidos, mas não decisivos. Se eu fosse de algum RH ou empresário, eu preferiria ter um profissional de desempenho acadêmico ou estudantil mediano e extremamente bem desenvolvido em termos de inter-relação pessoal do que um cara super inteligente, sabe tudo, mas tem um medo danado de falar em público ou lidar com outras pessoas.

    Muito bom o post!

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    1. Concordo plenamente com você!
      Mas como disse, se você está procurando alguém para trabalhar na sua empresa, você utiliza dos recursos possíveis que tem para identificar o perfil da pessoa.
      Na verdade, acredito que as dinâmicas de grupo também são sinalizadores. E servem exatamente para identificar essas características que você disse. Nas dinâmicas não existe muita resposta certa ou errada. Ela serve, na verdade, exatamente para identificar as características das pessoas: se se comunicam bem, se sabem argumentar, se tem educação (porque eu já cansei de ser atropelada em fala em dinâmica de grupo por gente que queria se destacar para o avaliador).

      Que bom que gostou do post! =)

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