quinta-feira, 8 de novembro de 2012

geeks / nerds - A nova onda

Bom, vocês devem estar se perguntando o motivo desse blog estar falando sobre isso hoje, afinal, ele é de economia! Calma, já explico. Tudo que vivemos tem relação com economia e eu já estava com vontade de escrever algo sobre o mundo nerd. Além disso o google me deu uma forcinha hoje e resolveu homenagear Bram Stoker, o rapaz que criou o Drácula. Eu pensei: Isso é um sinal dos céus!

Tudo começou quando em um ímpeto comecei a pesquisar na internet sites de venda de coisas com temática nerd. Na verdade, procurei algo um pouco mais específico, utensílios de cozinhas com essa temática. Faça esse teste, existe uma infinidade de lojas online que oferecem esses produtos. As mais completas no exterior, mas tem muita coisa aqui no Brasil também.

Porta-copo do space-invaders, torradeiras que fazem o desenho do Darth Vader, pegadores de pac-man, forma de gelo com o símbolo pi, saleiros escritos NaCl, talheres de cabo de lego, porta-biscoitos de zumbis, pimenteira com formato de cubo mágico.... Enfim, um mundo de opções.

Mas, você já se perguntou o motivo disso? Por qual motivo existem tantas lojas online vendendo utensílios com tema nerd? Sua resposta automática: Porque é super legal e porque deve vender bem.
Ok, eu concordo com você rs. Mas tem um pouco mais por detrás disso.

1- Agregando Valor- Utensílios de cozinha são mais ou menos sempre a mesma coisa. Não apresentam muita inovação. Um talher e sua qualidade, não mudam muito de uma marca pra outra (Salve empresas que trabalham com materiais mais específicos, como facas de cerâmica....). Talvez mude o material do cabo, a cor... E toda mudança no sentido de tornar seu talher diferente dos demais aumenta o valor do seu produto. Isso é, se eu pago x por um talher, não estou disposto a pagar mais que x por algo muito parecido. Mas se minha filha gostar muito da cinderela e o cabo da colher for de cinderela... Ou ainda, eu tive minha infância marcada positivamente pelo lego... Eu compraria o talher de lego por mais que x sem me questionar muito sobre o preço. Enfim, qualquer objeto que consiga se diferenciar dos demais, principalmente por apelo emocional, consegue "valer mais" para o consumidor sem um aumento de custo da empresa muito maior.

2- Público-alvo: Pessoas que gostam de lego, pac-man, Darth Vader, Marvel , são pessoas com faixa etária em torno de 20-35 anos e viveram isso na infância. Existe um público bem específico. Já, pessoas que gostam de saleiros NaCl, formas de gelo de pi... na verdade é qualquer pessoa que goste de ter algo diferente e que seja destaque em sua casa. Isso, na verdade, é mais acentuado no público jovem: a necessidade de possuir algo para se destacar da multidão, algum objeto , relativamente barato (dentro do orçamento dele), mas que faça diferença.

Aqui, vale algumas observações:

2.1- Casamento: A idade de 20 a 35 anos é , normalmente, a época em que as pessoas se casam. E quem casa, quer casa - já dizia o velho ditado. Assim, ao pensar em sua primeira casa, é natural que os utensílios domésticos sejam pensados com carinho e que o casal queira ter a casa de seus sonhos, dentro da sua realidade.

2.2-Os sozinhos: Segundo IBGE (censo 2010) quase 7 milhões de lares brasileiro possuem um único ocupante (12,2% do total de domicílios), em 2000 esse número era de 4, 1 milhões (9,1% do total de domicílios). Muitas destas pessoas são jovens e moram sozinhas pelos mais diversos motivos. Faz faculdade longe do lugar que mora, busca independência... E ficam pouco tempo em casa. Quando resolve combinar de ter amigos em sua casa é natural que queiram mostrar  algo diferente na casa. Um copo diferente, um gelo, algo fácil de ser notado em um evento social e que vire assunto.

2.3 - Internet: Pessoas de 20 a 35 anos, em geral, não têm medo da internet. Estão acostumadas a trabalhar com ela diariamente. E são as pessoas mais propensas a testar uma compra via internet. Como sabemos, lojas virtuais são muito menos custosas que lojas presenciais e atingem um público maior (talvez um dia comente mais sobre isso aqui). E, além disso, sabemos que o público da loja tem como essência o fato de ser geek, e esse público, de forma geral,passa boa parte de seu tempo no computador. Além disso, a chance do produto não agradar ou não servir são minimizadas pois utensílios de cozinha possuem qualidade de material e tamanho já mais ou menos conhecidos.

Assim, concluímos o motivo pelo qual lojas virtuais de utensílios de cozinha geek estão dando certo: Possuem diferencial, o produto é para um público-alvo acostumado com internet e que, em sua maioria, estão em fase de se casar ou morando sozinha e tem uma preocupação em possuir algo diferente na casa. Além disso, é um produto sem maiores problemas de se vender virtualmente. Não mudam muito de tamanho ou qualidade. A diferença é mais o design mesmo.

Como plus, coloco o link de uma reportagem da revista "pequenas empresas & grandes negócios" que fala um pouco sobre "os sozinhos":http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI80437-17192,00-CRESCE+O+NUMERO+DE+PESSOAS+QUE+MORAM+SOZINHAS+O+QUE+ELAS+QUEREM.html




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2 comentários:

  1. Tem outro fator muito interessante de se colocar: o Google hoje em dia possibilita que você chegue diretamente ao seu público alvo com um anúncio/propaganda bem bolado.

    Ou seja, dá pra atingir o seu público alvo com muito mais facilidade do que antigamente. Fora todas as vantagens que tem um site de internet disponibilizando os produtos de forma "ilimitada".

    Um assunto que seria legal de você abordar seria a Teoria da Cauda Longa! Fala exatamente sobre o post que você escreveu!

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  2. Verdade, nunca mexi com anuncios no google mas você havia comentado isso comigo. Bem lembrado!
    Não sei muito bem como abordar a teoria da calda longa de forma direta e leve. Mas posso tentar =D

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