terça-feira, 18 de dezembro de 2012

O café da manhã é a refeição mais importante do dia!

Olá pessoal,

O texto de hoje é para você que já ouviu essa frase do título na sua casa, por seus amigos, em filmes ....
essa frase foi estudada por cientistas e derrubada para emagrecer, mas foi aceita para o rendimento elevado durante o dia!!
http://www.portaldepaulinia.com.br/saude/alimentacao/18683-estudo-derruba-mito-de-que-cafe-da-manha-reforcado-ajuda-a-emagrecer.html
http://noticias.universia.com.br/ciencia-tecnologia/noticia/2012/12/12/988445/bom-cafe-da-manh-melhora-rendimento-escolar-segundo-pesquisa.html

Mas, por qual motivo, razão, ou circunstância (como diria nosso querido professor Girafales) estou falando sobre café da manhã hoje? O motivo é simples: O querido café preto vai me servir como exemplo para mostrar a diferença entre bens complementares e bens substitutos e me permitir que explique o quê são esses bens.

Primeiro, vou tomar por base o que é uma xícara de café gostosa e prática pra mim:
-água quente
-1 colher de café em pó
-1 colher de açúcar ou 5 gotas de adoçante.

Como deu para perceber, sou indiferente entre adoçante e açúcar. Pra mim, a função dos 2 é simplesmente a de deixar minha xícara de café doce. E não suporto tomar café sem adoçante ou açúcar. Sendo assim, o café com a água apenas, não me servem para nada.

Nesse caso, os bens substitutos são o açúcar e o adoçante. Dessa forma, devo considerar na hora da compra do produto para por no meu cafezinho, o preço que estão os dois itens e o quanto rendem, dada a proporção que eu uso. Se ambos os produtos durarem 4 meses na minha casa por exemplo, devo comprar aquele que esteja mais barato na hora da compra. Digamos que o açucar estava mais barato e eu o comprei.

Considerando o cenário, os bens complementares seriam o café e o açúcar. Se eu quero um café doce, de nada me adianta ter café em casa e não ter açúcar e vice-versa. Assim, "estou feliz" com 1 cafezinho e 1 colher de açúcar nele. E meu "nível de felicidade" não estaria melhor se tivesse 2 cafezinhos e 1 colher de açúcar ou 2 colheres de açúcar e 1 de cafezinho. Mas eu estaria "mais feliz" com 2 cafezinhos e 2 colheres de açúcar. Nesse ponto, o ponto interessante de relatar é que se um dos itens do meu café (ou o café em pó ou o açúcar) estiverem mais caros, eu passo a comprar o máximo da combinação que eu preciso desses dois produtos. Digamos: Açúcar 1000gr R$2,60; café 200 gr  R$ 15,00. E sabemos que uma colher de sopa equivale mais ou menos a 15 gramas.
Desta forma: açúcar: +- 66 colheres em 1 pacote
                    café: +-13 colheres em um pacote
Tenho 35 reais para gastar com café e açúcar. Eu então compro: 2 pacotes de café e 1 de açúcar em um gasto total de R$ 32,60. E me sobra R$ 2,40. Assim consigo fazer 26 cafezinhos com açúcar. E me sobra 40 colheres de açúcar. No mês seguinte, o café foi pra 20 reais as 200 gramas. Eu então, com 37,40, compro 1 café apenas e não compro açúcar. Isso porque tinha 40 colheres de açúcar sobrando do mês anterior e utilizarei 13 colheres dessa sobra apenas, devido a quantia de café que consigo comprar.

Dessa forma, a demanda dos dois bens depende do preço dos 2 bens e do máximo que dá pra fazer de combinação desses bens. Além disso, deve ser levado em consideração a quantidade de gramas diferente em cada pacote na hora de maximizar essas combinações.

Espero que tenham gostado do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário