terça-feira, 12 de março de 2013

A esperança

Ai ... a esperança ...
Esperança por dias melhores, por mais saúde, dias amenos de sol, mais diversão, por mais sucesso no trabalho, por mais facilidade em aprender as coisas.
Se eu pudesse pedir algo para um gênio da lâmpada , seria aprender e conseguir reproduzir o conhecimento de qualquer coisa em no máximo um mês. Não interessa o que fosse: desde um origami, até a construção de um prédio.
Isso me permitiria uma infinidade de benefícios: Viajar para todos os países falando fluentemente sua língua natal, aprender com desenvoltura matérias de faculdade que acho fantásticas, mas tenho dificuldade. Poder construir móveis de arquitetura, lustres, carros mais econômicos ..... qualquer coisa, em no máximo um mês.
Agora pense você, se pudesse pedir algo para o gênio da lâmpada, o quê pediria?
Embora a probabilidade de um gênio aparecer logo para a gente seja nula, não custa nada sonhar um pouquinho .... Afinal....... Vai quê acontece.... né? srsrsrsrs

Esse blog hoje, embora vá falar de esperança, não será bem essa a esperança que mencionei, mas sim a esperança estatística.

O quê é esperança para eles? Podemos dizer com um certo desdém que a esperança deles é conseguir calcular qual o número que irá sair, levando em conta a probabilidade dele sair.
É uma medida tipo a média, mas é calculado de maneira diferente.

Vejamos um caso como o de um investimento:
Marcelo tem duas propostas:
Caso 1- Ganhar 100 reais caso invista na poupança
Caso2-Ganhar 150 reais ou ficar apenas com 50 reais em uma aposta. A chance (probabilidade) de cada um ocorrer é de 50%

Esperança do primeiro caso: Ganha 100 reais com certeza, ou seja, probabilidade 1
E(Caso 1) = 100*1=100
Esperança do primeiro caso: Ganha 150 reais com chance de 50% ou ganha 50 com a mesma chance.
E(Caso 2) = 150*0,5 + 50*0,5 =75+25=100

Nesse caso que demos, o caso 1 e o 2 deram esperanças iguais. Entretanto , se , ao invés de 150, ganhássemos 140, esse valor de esperança já não seria o mesmo. E o mesmo ocorre caso mudássemos a probabilidade de cada evento do caso 2.

Agora imagine que você seja o Marcelo, o que é melhor? O caso um ou o caso dois?

Essa pergunta não possui uma resposta certa, pois ela depende do perfil que você possui.

- Caso você prefira ganhar cem reais com certeza, você tem um perfil conservador.
-Caso você prefira arriscar perder 50 reais em relação ao caso 1, pois está visualizando que pode ganhar os 150 ao invés de só 100, você é um investidor agressivo, isto é, um investidor que aceita correr o risco em busca de resultados melhores.

Por isso que existem tantas possibilidades de investimentos: LTN, poupança, renda fixa, renda variável....
Cada uma oferece mais ou menos risco para o seu investidor e é razoável imaginar que quanto mais risco o investidor está disposto a arcar , mais ele quer ser remunerado por isso.
Assim, investimentos consideráveis mais seguros, como é o caso da poupança, possuem um juros bem baixinho. Ao passo que investimentos mais arriscados, possuem um juros muito maior, mas muito mais chance do investidor ter perdas também.

Espero que tenham gostado do texto.
Até mais =)


Nenhum comentário:

Postar um comentário