terça-feira, 16 de outubro de 2012

Trainee

Hoje falaremos de processo de trainee.
Para muitos cursos o mais natural é depois que a pessoa se forma, ela tentar um processo de trainee.
Nesses casos, os candidatos a trainee ficam meio assustados com a quantidade de pré-requisitos necessários para passar por todas as fases.
Nesse sentido, coloco aqui, minha humilde opinião de detalhes que tornariam o processo seletivo muito melhor para ambas as partes: candidato e empregador.
1-Inglês fluente: Nesse ponto, o candidato que sabe inglês tende a colocar que sim, possui inglês fluente. O que, é meio complicado. Você está tratando de uma lingua que não é a nativa. Portanto, mesmo sendo formado e gostando muito de inglês, é natural que haja alguma dificuldade. Seja em vocabulário vasto, seja em algum tipo de estrutura. Fora que, muitas vezes, simplesmente não é necessário, de fato, o inglês fluente na empresa.
É um tipo de corte, ok, é. Mas é um corte que deveria ter alguma avaliação, pois o seu nível de inglês requer uma resposta de valor. Eu posso achar o meu inglês mais ou menos, mas o empregador pode decidir que é exatamente o que ele precisa. Nesse ponto RH, recomendo:
-Caso seja uma questão de corte de convocados e um desejo da empresa que seus funcionários saibam algo de inglês, principalmente para ler textos na internet e relatórios enviados - escolha uma prova online ou presencial de interpretação de texto. 
-Se a empresa quer que o  funcionário envie relatórios em inglês para clientes - utilize na prova as estruturas de frase também.
-Se a empresa deseja que o funcionário tenha contato direto com clientes estrangeiros - realize a prova escrita e a prova oral.

2- Capacidade de arrumar residência em outro estado ou país: A pergunta é, isso realmente é necessário? Será que as empresas realmente gostariam de um empregado que fosse completamente desapegado a família e amigos? Se eu tivesse uma empresa não sei se gostaria de alguém assim. Me arrisco um pouco mais, e digo que gostaria de alguém que fosse super apegado. Pois uma pessoa que não é apegada na família e em seus amigos não se apega também a uma empresa. Nesse ponto RH, recomendo:
-Caso os funcionários tenham que ficar durante algum tempo em outra região para treinamento - peça que o futuro empregado tenha apenas disponibilidade para viagens de treinamento.
-Caso algum cargo em específico,que de fato precise ficar mudando de residência, exista - pergunte em entrevista, uma vez já selecionado o perfil do futuro empregado, a disponibilidade de mudar de residência.
-Caso as vagas sejam de acordo com a região (economia -RJ; adm -SP ....) - identifique a vaga e o local da vaga antes de tudo, para que o candidato possa decidir se coloca o currículo dele na empresa ou não.

3-Dinâmica de grupo: Empresas, não transformem a dinâmica de grupo de vocês em uma experiência ruim para o candidato. Eu já desisti de  empresas que considero muito boas para se trabalhar pois os membros que estavam realizando a dinâmica eram agressivos com os outros candidatos, ou mesmo faziam perguntas ríspidas para estes.
De qualquer forma, acredito que a dinâmica de grupo tem diversas formas de identificar se a pessoa tem o perfil ou não da empresa. O emprego pode ser sob pressão, mas um emprego sob pressão não significa um emprego com pessoas agressivas e desrespeitosas. E esse é o principal problema que observo nas dinâmicas: Avaliadores mal-preparados.
Acredito que qualquer candidato quer trabalhar em uma empresa que goste e admire e com uma equipe que você possa ajudar e que lhe ajude. Assim, quando quiserem saber se a pessoa trabalha bem sob pressão, dê menos tempo para a execução das tarefas em uma dinâmica de grupo e veja como ela age. Ou em uma entrevista, pergunte quais os critérios que o candidato utiliza quando possui muitas tarefas para executar ao mesmo tempo. Algumas empresas já perderam muitos pontos comigo por serem mal-organizadas durante o processo, terem pessoas de RH mal preparadas, não darem uma resposta ao candidato.... Não se esqueçam que assim como a empresa avalia o candidato, o candidato também a avalia.

Acho que esses são os 3 pontos principais. Espero que tenham gostado do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário